ciencia

esse é o blog de fatos e curiosidades sobre varias coisas de ciencias como os reinos ou dominios ou filos esse é um blog q te ajuda a fazer trabalhos escolares ou tirar suas duvidas sobre ciencias

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

vermes


No Brasil há vários tipos de vermes que infestam uma alta porcentagem da população. Alguns causam muita fraqueza e anemia. A detecção desses vermes requer testes especiais, mas, felizmente, são curáveis facilmente.
AscaridíaseVerme Causador: Ascaris lumbricoides, mais conhecido como lombriga. Este verme chega a medir 15 a 40 cm de comprimento e aloja-se no intestino delgado, onde se alimenta de nutrientes ingeridos pelo hospedeiro. Pode eliminar até 200 mil ovos por dia, e nos casos de infestação maciça, uma pessoa pode abrigar até centenas de vermes. Porém, apenas 50 destes vermes são suficientes para roubar de 50% a 90% das proteínas de seu portador.

Sintomas: cólicas abdominais, enjôo, alterações intestinais, mudança do apetite, indisposição, fraqueza e emagrecimento.

Conseqüências: as grandes infestações podem resultar em obstrução intestinal parcial ou total, chegando a provocar até mesmo a morte do paciente. Nas infestações menores, retardam o desenvolvimento físico e comprometem o comportamento de crianças e adultos.

Como ocorre a contaminação: através de mãos sujas, água contaminada, alimentos mal lavados e poeira.
Ancilostomase (Amarelão)
Verme causador: o Ancylostoma duodenale é um verme que pode chegar a medir de 7 a 15 mm de comprimento. Aparecendo em grande número nas infecções - 500 ate 1000 - este verme também e conhecido como amarelão. Aloja-se no intestino e, fixado na mucosa através de pequenos ganchos, fica sugando o sangue da vitima, causando grandes perdas que, geralmente, resultam em anemia.

Sintomas: desânimo, cansaço, fraqueza e pele amarela.

Conseqüências: anemia cada vez mais grave.

Como ocorre a contaminação: os ovos desse verme são eliminados pelas fezes da pessoa portadora. No chão, os ovos se transformam em larvas que vivem semanas a espera de uma vítima, penetrando através da pele, principalmente pela solas dos pés de quem anda descalço.
Oxiuríase ou enterobíase
Verme causador: Oxiurus ou Enterobius vermiculares. Este verme tem cerca de 1 cm de comprimento, é fino como um fio de linha e aparece em grande quantidade, principalmente em crianças.

Sintomas: muita coceira na região anal, secreção e outros sintomas como náuseas, tonturas, vômitos e cólicas.

Conseqüências: através de mãos sujas, água contaminada, alimentos mal lavados, poeira e auto-infestação, que acontece quando a criança, depois de se cocar, leva a mão à boca.
Tricuríase ou tricocefalíase Verme causador: Trichuris trichiura. Não e rara a sua presença. Mede cerca de 3 a 5 cm de comprimento e aloja-se no intestino de vitima, sugando seu sangue.

Sintomas: perda de peso, fraqueza, cólicas, diarréia crônica ou aguda, com ou sem perda de sangue.

Como ocorre a contaminação: através de mãos sujas, água contaminada e alimentos mal lavados.
Teníase (Solitária)
Verme causador:
 Taenia saginata ou Taemia soliun, mais conhecida como solitária. É o maior verme que existe, chegando a medir 9 m de comprimento e eliminando de 30 a 60 mil ovos por dia.

Sintomas: fraqueza, alteração de apetite e perda de peso.

Como ocorre a contaminação: os ovos da solitária são eliminados pelas fezes da pessoa portadora. No chão, esses ovos se transformam em larvas e infestam inicialmente um animal: o boi ou, principalmente, o porco. Por isso, ao comermos carne crua ou mal passada destes animais também nos contaminamos.
Como evitar as verminoses
  • Lave as mãos sempre que usar o banheiro e antes das refeições.
  • Coma somente carne bem passada.
  • Mantenha a casa e o terreno ao redor limpos, evitando a presença de moscas e outros insetos.
  • Lave bem todos os alimentos antes do preparo, principalmente se forem consumidos crus.
  • Beba somente água filtrada ou fervida.
  • Conserve as mãos sempre limpas, as unhas aparadas e evite colocar a mão na boca.
  • Não deixe as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.
  • Ande sempre com os pés calçados.
  • Procure periodicamente um médico ou posto de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário